A recomendação da Academia Americana de Pediatria é de que crianças até 18 meses não sejam expostas à telas de nenhuma natureza!! Pois é, hoje vemos telas para todos os lados, Tvs, tablets, computadores e smartphones estão em todos os lugares, o tempo todo. A grande questão é que depois de alguns anos de pesquisas sobre esse tema, hoje já sabemos dos malefícios que esse tipo de exposição excessiva pode trazer para o desenvolvimento de crianças em geral e para as pequenos em especial.

Os primeiros anos de vida são de uma importância crucial para o desenvolvimento global. Pode imaginar o que uma criança tão pequena está perdendo quando está na frente de uma tela? Já parou para pensar e observar como as crianças ficam quando estão diante de uma tela? É como se elas ficassem completamente absorvidas, alheias ao que se passa no ambiente. Ficam incrivelmente paradas e quietas, o que pode ser uma grande armadilha. Elas estão na verdade tão capturadas pelo conteúdo: cheio de cores, imagens e sons que não conseguem prestar atenção em mais nada, é uma atividade muito passiva. Com isso, estão perdendo oportunidades de interação, conexão, exploração sensorial – o que tem um impacto direto no desenvolvimento cognitivo e de linguagem.

A recomendação é: bebês até 18 meses não devem ter NENHUM contato com TVs, tablets ou smartphones. Depois dessa idade podem ter acesso 1 hora por dia, sob supervisão de um adulto com quem possa compartilhar o conteúdo do que assiste. Se informe sobre a recomendação para a idade do seu filho e fique de olho!

Se o seu filho apresenta algum atraso no desenvolvimento da linguagem, não fala ou fala pouco para a idade, repense sua rotina e o uso de telas. Se tiver qualquer dúvida, estamos aqui!

Instagram