Quando pensamos em desenvolvimento uma coisa está interligada à outra. Para que uma criança comece a imitar, ela precisa primeiro estar bem conectada com esse adulto/cuidador, olhando muito para ele, para então começar a ter esse interesse em imitar. Os bebês começam a fazer isso por volta dos 8 meses e vão se aprimorando com o tempo.
Quando uma criança começa a prestar atenção no outro e imita o que vê em situação de vida diária, isso tem um impacto enorme na habilidade de aprender um monte de coisas novas, inclusive como interagir, como se comunicar, como brincar e muitas outras coisas. Já reparou como a imitação é importante para aprendermos qualquer coisa até hoje em nossas vidas?
Imitação é uma das habilidades que antecedem e preparam a criança para a aquisição da linguagem, mas não é a única! Você já deve ter reparado que ficar pedindo pra criança imitar e repetir palavras não garante que ela fale, estabeleça diálogos ou seja, não garante a aquisição da linguagem. Então por favor, não saiam pedindo para a criança imitar aleatoriamente. Essa imitação deve acontecer num contexto de interação, de troca, um momento prazeroso para todos os envolvidos, não deve ser forçada ou imposta pelo adulto.
Então vamos pensar em coisas práticas?! Como começar?
- Garanta que conseguiu a atenção do seu filho. Quando ele estiver bem atento à você, comece e tente fazer com que inicie um jogo de imitações, você faz, ele imita, daí você imita de novo e assim por diante. Como?
- brincando de fazer caretas
- gestos inusitados
- sons diferentes enquanto faz uma atividade cotidiana, por exemplo associe um som a uma situação da rotina que se repete diariamente, pode ser “xkxkxkxk” na hora de escovar os dentes ou qualquer outro som que você invente e associe a uma ação.
- cante música e faça gestos ao mesmo tempo
- use diferente vozes quando lê uma história
Lembre-se!!! Imitar o que o personagem da TV ou galinha pintadinha fazem não é tão potente. Estamos interessados em que seu filho imite ações de pessoas de verdade em carne e osso e que essa imitação seja compartilhada com alguém de verdade!